
Tartaruga também nada
Existe uma coisa importantíssima para qualquer pessoa, mas imprescindível para quem tem EM que é fazer exercícios físicos. Aí você pensa, mas poxa, como que eu vou conseguir fazer exercício se só de pensar na palavra já fico exausta? Isso porque um dos sintomas mais comuns, que acometem a grande maioria das pessoas que são portadoras de esclerose múltipla é a fadiga. Então, se pra gente levantar da cama de manhã já é uma maratona, imagina fazer qualquer atividade que demande mais esforço! Parece impossível!
Entretanto, é fato que a prática de alguma atividade física melhora o estado de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. Então, com quem tem esclerose, não poderia ser diferente, muito pelo contrário, inclusive dizem que melhoram os sintomas da fadiga. Sendo assim, reuni todas as minhas forças e fui até o clube me inscrever nas aulas de natação.
Na época que comecei, mais ou menos em final de março, início de abril de 2018, eu ainda estava com muita dificuldade para andar, ainda com muitos sintomas físicos. O médico tinha recomendado a natação como uma possível atividade por não ter tanto impacto quanto outras atividades, como por exemplo, corrida que ele me proibiu de fazer na época.
Comecei a nadar e foi muito engraçado porque, assim como a minha velocidade de tartaruga para andar, na água era a mesma coisa, pois não tinha potência nenhuma nas pernas. Nos exercícios quando a gente usa a pranchinha e nada só com a força da perna eu demorava uma eternidade para chegar ao outro lado da piscina. Mas, aos poucos fui melhorando e acredito que a natação tenha sido juntamente com o início do tratamento com o remédio, um fator que contribuiu muito para a remissão dos meus sintomas físicos.
Apesar de estar gostando demais de nadar, começou a pintar uns dias mais frios. Os professores me informaram que iriam começar a aquecer a água assim que começasse o inverno, mas eu já estava sentindo muito frio no final do outono. Mesmo com a chegada do inverno e com o pretenso aquecimento da água, não tive mais coragem de enfrentar aquela piscina a céu aberto do clube (Grajaú Country Clube), onde bate um vento danado e, desde então, parei de fazer atividades físicas. Péssimo, eu sei.
Mas, assim que o calor voltar, coisa que a gente sabe que não vai demorar muito porque frio no RJ não dura nada, eu retorno à natação com muito prazer, pois sei que será algo que vai voltar a me fazer muito bem. Outras atividades que estou cogitando fazer são a musculação, que detesto, mas que é necessária e tai-chi-chuan ou Yoga, a depender dos horários disponíveis. O fato é que eu sei que preciso muito retomar uma rotina mais ativa, pois no momento estou extremamente sedentária e isso vira uma bola de neve, onde fico cansada e não consigo fazer as coisas e não faço as coisas por estar cansada. Mas em breve esse ciclo vicioso vai acabar e vou com certeza ficar com muito mais disposição e energia.
Ju, querida. Por gostar imensamente de vc, receba um puxão de orelha virtual. Não tinha que ter parado com a natação… com algo que é necessário e só estava te fazendo bem. Tem muitos lugares com piscina aquecida. Portanto, não precisa esperar o calor voltar. Volte agora para a natação. É das melhores atividades físicas que existe. Entendeu?😘❤️
Você tem toda a razão e eu mereço esse puxão de orelha! rsrsrsrs